A receita deste bolo é inspirada na receita do "melhor bolo de chocolate do mundo". Fiz algumas alterações, ao meu gosto, e ficou um bolo super húmido e impossivel de resistir. Esta é dedicada aos amantes de chocolate.
Ingredientes:
2 chávenas de farinha
1 chávena de açúcar amarelo
3/4 chávena de cacau em pó
2 colheres de chá de fermento
1 e 1/2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
1 colher de sopa de whisky
1 chávena de leite
1/2 chávena de óleo vegetal
2 ovos
1 colher de chá de baunilha em pó
1 chávena de água (a ferver)
açúcar em pó q.b.
Ligue o forno nos 180ºC. Unte uma forma de 20cm com manteiga. Junte numa tigela, a farinha, o açúcar, o cacau, o fermento, o sal, o bicarbonato de sódio e a baunilha. Envolva tudo, até que todos os ingredientes estejam misturados. Adicione o leite, o óleo, o whisky e os ovos e bata obter uma mistura homogenea. Reduza a velocidade e junte a água quente. Bata, na velocidade máxima, durante um minuto (para que a massa ganhe ar). Coloque a massa na forma e leve ao forno durante 40 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer na forma, quando estiver frio desenforme. Polvilhe com açúcar em pó.
Uma das receitas mais tipicamente portuguesa é a francesinha, que é tão caracteristica da zona do Porto. Para fazer esta receita inspirei-me numa receita do site "Sabor Intenso" que é um dos meus sites portugueses, de culinária, de eleição. Fiz esta receita com os meus colegas de casa, foi uma experiência divertida e ficou super deliciosa.
Ingredientes (3 pessoas):
6 fatias de pão ligeiramente torrado
3 bifes de vaca
3 linguiças pequenas
3 fatias de fiambre
3 fatias de carne assada fatiada
12 fatias de queijo
3 ovos
2 cebolas picadas
4 dentes de alho picados
2 folhas de louro
1 tomate pelado e picado
1 colher de sopa de concentrado de tomate
1 cubo de caldo de carne (dissolvido em 200mL de água quente)
3 colheres de sopa de sopa instantânea de marisco
250mL de vinho branco
500mL de cerveja
azeite q.b.
1 colher de sopa de creme vegetal
piri-piri q.b.
sal e mistura de 4 pimentas q.b.
Num tacho coloque um fio de azeite, o creme vegetal e as folhas de louro. Assim que estiver quente junte as cebolas e os alhos e deixe refogar bem. Junte o tomate, o concentrado de tomate e o vinho branco. Quando começar a ferver junte a cerveja e deixe ferver durante de cerca de 15 minutos. Junte o caldo de carne e a sopa instantânea de marisco e deixe ferver mais um pouco. Retire as folhas de louro, apague o lume e triture tudo com a varinha mágica. Leve novamente ao lume, tempere com sal, piri-piri a gosto e um pouco da mistura de 4 pimentas. Deixe ao lume mais um pouco, em lume brando. Coloque a frigideira grelhador ao lume, coloque um pouco de azeite e deixe aquecer bem. Tempere os bifes com sal e um pouco da mistura de 4 pimentas. Coloque os bifes na frigideira e cozinhe de ambos os lados. Corte as linguiças em 4 e frite ligeiramente. Num tabuleiro de forno coloque 3 fatias de pão ligeiramente separadas. Coloque as fatias de fiambre por cima de cada fatia de pão, de seguida a linguiça, os bifes e por fim as fatias de carne assada. Coloque as restantes fatias de pão e cubra com as fatias de queijo. Leve ao forno bem quente durante 5 minutos para o queijo derreter um pouco. Entretanto estrele os ovos. Coloque um ovo por cima de cada francesinha e cubra com o molho bem quente. Acompanhe com batatas fritas.
Já que o "bacalhau com natas" é um dos pratos mais apreciados resolvi dar-lhe uma volta e fazer uma versão com pescada. A pescada, na minha opinião, é um peixe com pouco brilho, que precisa de algo mais para se tornar deliciosa e é por isso que resulta tão bem nesta receita. Até aqueles que não são fãs de pescada vão ficar rendidos a esta maravilha.
Ingredientes:
200g de pescada congelada (sem pele nem espinhas)
1 cebola
2 dentes
4 batatas
1 colher de chá de vinagre de fruta
1 pacote de natas de soja
3 colheres de sopa de queijo ralado
1 colher de chá de salsa seca picada
mistura de 4 pimentas q.b.
1 pitada de noz-moscada
sal e azeite q.b.
Coza a pescada em água temperada com um pouco de sal. Corte a cebola em meias-luas e pique os alhos. Coloque ao lume uma frigideira, com um fio de azeite, e refogue a cebola e os alhos. Tempere com as pimentas, a noz-moscada e junte o vinagre. Quando a pescada estiver cozida retire e desfie. Adicione a pescada ao refogado e envolva tudo. Descasque e corte as batatas em quatro e de seguida corte cada quarto finamente. Frite as batatas até que fiquem douradinhas e estaladiças. Junte as batatas, posteriormente escorridas, ao refogado. Envolva tudo e coloque num tabuleiro pequeno. Regue com as natas e polvilhe com o queijo ralado e a salsa picada. Leve ao forno pré-aquecido nos 200ºC até ficar gratinado.
Ainda não está fácil meter receitas regularmente mas eu vou tentando. Este bolo fica com um efeito visual muito giro. Mas talvez para a próxima o faça numa forma mais pequena porque ficou um bolo baixinho.
Ingredientes:
3 ovos grandes
150g de açúcar
100g de creme vegetal
50g de chocolate negro em tablete
1 colher de sopa de água
200g de farinha
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de baunilha em pó
1 pitada de sal
1/2 chávena de leite
Ligue o forno nos 180ºC. Unte uma forma de 24cm com creme vegetal. Derreta em banho maria o chocolate, partido em pedaços, juntamente com a água. Assim que estiver derretido retire do lume e deixe arrefecer um pouco. Entretanto, bata os ovos com o creme vegetal. Acrescente o açúcar e continue a bater. Junte a pitada de sal e a baunilha e misture. Peneire a farinha e o fermento e envolva com o preparado anterior. Adicione o leite e misture. Divida a massa em duas partes iguais. A uma das partes junte o chocolate derretido e misture. Coloque no centro da forma duas colheres de uma das massas e de seguida coloque duas colheres da outra massa. Continue este processo até acabar as massas. Leve ao forno cerca de 30 minutos. Retire, desenforme e deixe arrefecer.