Mais uma receita deliciosa e esta é tão simples de fazer.
Ingredientes:
3 ovos grandes
5 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de farinha maisena
500mL de leite
2 casquinhas de limão
1 pitada de canela
1 base de massa folhada
Forre uma tarteira com a massa folhada. Ligue o forno nos 180ºC. Num tacho coloque 450mL de leite com as casquinhas de limão e leve ao lume até ferver. Numa taça coloque as gemas dos ovos, o açúcar e a farinha. Bata bem até que esteja tudo misturado. Junte em fio e mexendo sempre o restante leite (50mL). Adicione a pitada de canela e mexa bem. Retire as casquinhas do limão do leite. Acrescente a mistura das gemas ao leite quente, em fio e mexendo sempre. Deixe cozinhar, continuando a mexer até que ferva e comece a engrossar. Retire do lume e espalhe sobre a massa folhada. Leve ao forno cerca de 35 minutos ou até que a massa esteja cozida e o creme douradinho. Assim que estiver cozida retire do forno e deixe arrefecer totalmente antes de comer.
Sou viciada em strogonoff e é sempre uma opção rápida e simples de fazer mas para mim tem de ser com cogumelos frescos. Tornam o prato muito mais saboroso e fazem toda a diferença.
Ingredientes (2 pessoas):
1 peito de frango cortado em tiras
1 dente de alho esmagado
1/4 de cebola laminada
1 folha de louro
1 raminho de alecrim
1/4 de cubo de caldo de galinha
15 cogumelos brancos pequenos cortados em 4
2 colheres de sopa de água
100mL de natas frescas
azeite q.b.
sal e pimenta branca q.b.
Tempere a carne com sal e pimenta branca e reserve. Numa frigideira leve ao lume um fio de azeite e deixe aquecer. Junte a folha de louro, o raminho de alecrim, a cebola e o alho. Cozinhe até que a cebola comece a caramelizar. Adicione os cogumelos e salteie. Acrescente o frango e continue a saltear até que a carne esteja cozinhada. Retire a folha de louro e o raminho de alecrim. Junte a água e o cubo de caldo de galinha e mexa bem até dissolver. Adicione as natas e deixe ferver um pouco até engrossar. Sirva com arroz branco ou arroz basmati.
Esta é para quem diz que os estudantes só comem massa com atum, os meus colegas de casa têm muito mais sorte. É um prato simples mas delicioso e especial.
Ingredientes (2 pessoas):
20 camarões pequenos
200g de esparguete
2 colheres de chá de salsa seca
1 dente de alho
1/2 colher de chá de mistura de 4 pimentas
sumo de meio limão
piri-piri a gosto
sal e azeite q.b.
Descasque os camarões, deixando apenas a cabeça e a cauda. Coza o esparguete em água temperada com sal e um fio de azeite. Coloque uma frigideira ao lume e adicione um generoso fio de azeite. Acrescente o alho esmagado, a mistura de pimentas e o piri-piri. Deixe o azeite aquecer e tomar o gosto. Junte os camarões e salteie até que fiquem cozinhados. Regue com o sumo de limão, junte a salsa e tempere com um pouco de sal. Escorra a massa, junte-a aos camarões e envolva tudo.
Adoro açorda e andava para fazer à muito tempo, por isso inspirei-me e resolvi fazer uma açorda um pouco diferente do habitual com a adição da linguiça. O ovo escalfado completa a açorda e dá-lhe outra dimensão.
Ingredientes (1 pessoa):
1 pão duro
1/4 de linguiça
2 ovos
150mL de água
1 dente de alho
1 colher de chá de salsa seca
sal e azeite q.b.
Coloque uma panela com água a ferver, temperada com sal. Assim que ferver abra um ovo para dentro da água e deixe cozinhar durante 2-3 minutos. Quando o ovo estiver escalfado retire. Parta o pão em pedacinhos, junte a água e deixe amolecer um pouco. Corte a linguiça em pedaços pequenos. Coloque uma panela ao lume, junte um fio de azeite e deixe aquecer. Adicione o dente de alho esmagado e a linguiça. Deixe fritar um pouco para que o azeite ganhe o sabor do alho e a linguiça. Junte o pão amolecido e tempere com sal e a salsa seca. Cozinhe até que fique ao seu gosto. Bata o outro ovo (como se fosse para fazer um ovo mexido). Apague o lume e junte o ovo batido e mexa bem, até que esteja tudo bem envolvido. Sirva a açorda com o ovo escalfado por cima.
Mais uma vez tentei fazer mais post's mas não me foi possivel e só agora consegui escrever uma nova receita.
Ingredientes (4 pessoas):
8cordernizes abertas e cortadas ao meio
sumo de 1/2 limão
raspa de 1/2 limão
3 dentes de alho
1/2 cebola
5 colheres de chá de vaqueiro para aves
1 raminho de alecrim
2 folhas de louro
azeite q.b.
sal e pimenta branca q.b.
Tempere as cordernizes com sal e pimenta e reserve. Num tabuleiro de forno coloque um fio de azeite e espalhe a cebola laminada. Espalhe as codernizes por cima da cebola. Junte os alhos esmagados, a raspa de limão, as folhas de louro e o alecrim. Regue as codernizes com o sumo de limão. Coloque as colheres de vaqueiro para aves distribuidas pelas codernizes de forma uniforme. Regue com um fiozinho de azeite. Leve ao forno nos 200ºC durante uma hora. Sirva com arroz, batata frita e salada.