sábado, 15 de março de 2014

Folar de Chaves

Eu tenho uma costela transmontana, como se costuma dizer, e como tal a cozinha tradicional transmontana diz-me muito . É um tipo de cozinha com a qual me identifico imenso e que me faz recordar muitas coisas da minha infância.
Para quem não sabe, o folar de Chaves é um folar tradicional feito com carne e enchidos tipicos da região.
A receita que trago hoje não é exactamente a receita original do folar de Chaves, provavelmente a minha avó de Chaves diria que não tem nada a ver, mas eu acho que ficou muito bom e que tem imensas semelhanças.

 

Ingredientes:
  • 1 saqueta de fermento de padeiro seco
  • 200 mL de água morna
  • sal q.b.
  • 3 ovos
  • 1 colher de sopa de manteiga derretida
  • 5 colheres de sopa de azeite (usei azeite de ervas feito por mim)
  • 500g de farinha
  • 1 chouriça (partida em pedaçinhos)
  • 1 bocado de presunto ou bacon em cubinhos
Dissolva a saqueta de fermento na água. Junte o sal e a manteiga e misture bem. Reserve.
Bata um pouco os ovos com o azeite. Adicione a farinha e envolva até estar misturada.
Junte a água com fermento e amasse bem com as mãos.
Tape com um pano e deixe levedar cerca de 40 minutos.
Estenda um pouco a massa e distribua as carnes. Dobre as pontas para o meio e depois dobre ao meio no sentido contrário.
Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno pré-aquecido nos 190ºC.
Deixe cozinhar até crescer, ganhar cor e ficar com o aspecto parecido a um pão.


Sem comentários:

Enviar um comentário